O termo “qual foi a primeira Bíblia?” pode gerar diferentes interpretações. Isso devido à complexidade da história de sua compilação e tradução. A Bíblia, como conhecemos hoje, é uma coleção de textos religiosos de origem judaica e cristã, mas sua formação levou séculos para ser finalizada. A definições sobre o que constituiu a “primeira Bíblia” variam, dependendo de como o conceito é abordado.
A composição dos textos bíblicos
Os textos que compõem a Bíblia foram escritos ao longo de muitos séculos. Primeiramente, os textos hebraicos, que formam o Antigo Testamento, foram escritos numa linha de tempo que se estende do século 12 a.C. até o século 2 a.C. Estes textos antigos da tradição judaica são constituídos de leis, histórias, profecias e poemas.
A evolução da Bíblia cristã religa-se à tradução desses textos. A primeira tradução conhecida para o grego, chamada de Septuaginta, foi feita no século 3 a.C. Esta versão incluía textos não encontrados no cânon hebraico tradicional.
O Novo Testamento e a canonização
O Novo Testamento, que consistia de textos escritos no século 1 d.C., seguiu um caminho distinto. Os evangelhos e outros escritos foram espalhados lentamente entre as comunidades cristãs. A disseminação ocorreu antes de serem oficialmente canonizados. A fixação do cânone bíblico foi um processo que só se finalizou muitos séculos depois de seus textos serem escritos.
Por volta do século 4 d.C., o Concílio de Niceia ajudou a definir um cânone aceito amplamente pela Igreja. Diversas listas eclesiásticas ainda apareciam antes e depois desse concílio, mas a versão da Bíblia que usamos se alicerçou nesse período.
A Vulgata de Jerônimo
A primeira versão de uma Bíblia em latim que se destacou foi a Vulgata. Esta tradução foi solicitada pelo Papa Dâmaso I a Jerônimo em 382 d.C. O trabalho objetivou padronizar os textos bíblicos para o uso litúrgico na Igreja ocidental. Mirava também atender as necessidades de uma população que já não entendia as línguas originais dos textos bíblicos.
A Vulgata incluiu tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, traduzindo pela primeira vez diretamente do hebraico e do grego para o latim. Assim, lançou-se um marco na história das traduções bíblicas.
Conclusão: qual foi a primeira Bíblia?
A pergunta “qual foi a primeira Bíblia?” é complexa, e sua resposta depende da perspectiva adotada. Se considerada a compilação dos textos em uma única obra entendida como Bíblia, o termo refere-se à Vulgata de Jerônimo. Isso, devido à abrangência, padronização e à época em que foi reunida. Esta tradução colocou a Bíblia como um compêndio completo pela primeira vez na história da religião cristã. Entretanto, os textos bíblicos conhecidos hoje são muito mais antigos e resultam de uma longa tradição oral e escrita.
Sobre o Autor
0 Comentários