Qual É A Diferença Entre Transformação Química E Transformação Física?
Qual É A Diferença Entre Transformação Química E Transformação Física?

Você já se deparou com os termos “transformação química” e “transformação física” em suas aulas de química e ficou um pouco confuso com a diferença entre eles? Não se preocupe, vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas!

As transformações químicas e físicas são processos que ocorrem na matéria e resultam em mudanças em suas propriedades. No entanto, há diferenças fundamentais entre elas.

Transformação Química

A transformação química refere-se a um processo no qual ocorrem reações químicas, resultando na formação de novas substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais. Durante uma transformação química, as ligações químicas entre os átomos são quebradas e rearranjadas.

Um exemplo clássico de transformação química é a combustão. Quando uma substância queima, ela reage com o oxigênio presente no ar e produz calor e luz. A formação de dióxido de carbono e água são evidências de uma transformação química nesse caso.

Além da formação de novas substâncias, outras evidências de transformação química incluem a liberação ou absorção de calor, a mudança na cor, produção de gases, formação de precipitados e mudanças na propriedade ácida ou básica da solução.

Transformação Física

Por outro lado, a transformação física ocorre quando uma substância muda de forma ou estado físico, mas não forma novas substâncias. Durante uma transformação física, as ligações químicas permanecem intactas, e apenas as propriedades físicas da matéria são alteradas.

Um exemplo comum de transformação física é a mudança de estado da água. Quando a água ferve, ela passa do estado líquido para o estado gasoso (vapor de água). Nesse caso, a composição química da água não muda, apenas seu estado físico.

Outras transformações físicas incluem a mudança de forma, como a trituração de um pedaço de papel, a mudança de temperatura de um corpo ou a mudança de tamanho de um objeto.

Conclusão

Para resumir, a diferença entre a transformação química e a transformação física está na formação de novas substâncias. A transformação química resulta na criação de substâncias completamente diferentes, enquanto a transformação física apenas altera as propriedades físicas da matéria.

Agora que você conhece a diferença, fica mais fácil identificar entre um processo químico e um físico. Lembre-se de observar as mudanças nas propriedades da matéria, como formação de novas substâncias, mudança de cor, liberação de calor ou formação de gases.

 

Please follow and like us:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *