Quando se fala em antibióticos, a pergunta “qual é a diferença entre cefalexina e azitromicina?” é recorrente. Ambos são utilizados para tratar infecções bacterianas, mas possuem diferentes indicativos e mecanismos de ação.
O que é Cefalexina?
A cefalexina é um antibiótico da classe das cefalosporinas. A cefalosporina é derivada do fungo Acremonium. A cefalexina é usada para tratar várias infecções bacterianas, incluindo infecções da pele, do trato urinário, e do trato respiratório superior. A ação desse antibiótico se dá pela inibição da síntese da parede celular bacteriana.
O que é Azitromicina?
Azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos. Os macrolídeos são derivados de um grupo de sacárides. Azitromicina é indicada para tratar infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis e algumas infecções gastrointestinais. O mecanismo de ação da azitromicina é pela inibição da síntese proteica bacteriana.
Indicações de Uso
Cefalexina
A cefalexina é geralmente indicada para infecções bacterianas que envolvem a pele, o trato urinário e o trato respiratório superior, como faringite bacteriana, infecções do trato urinário não complicadas e infecções cutâneas simples.
Azitromicina
Azitromicina é frequentemente prescrita para tratar bronquite, pneumonia, doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia, e infecções gastrointestinais. Em pediatria, é bastante usada para tratar otite média aguda e faringite/amigdalite.
Mecanismo de Ação
Cefalexina
a cefalexina age inibindo a síntese da parede celular bacteriana. Essa inibição é letal para as bactérias, resultando em morte celular. Bactérias resistentes à cefalosporina possuem mecanismos que evitam essa inibição.
Azitromicina
A azitromicina atua bloqueando a síntese proteica das bactérias. Ao se ligar ao ribossomo bacteriano, a azitromicina impede que as proteínas essenciais para o crescimento bacteriano sejam produzidas.
Efeitos Colaterais
Cefalexina
A cefalexina pode causar náusea, diarreia, e reações alérgicas como erupções cutâneas. Também são possíveis dores abdominais e colite pseudomembranosa.
Azitromicina
A azitromicina pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, dor abdominal, e possíveis reações alérgicas. Problemas cardíacos como prolongamento do intervalo QT também podem ocorrer.
Resistência Bacteriana
A resistência bacteriana à cefalexina e à azitromicina é um desafio crescente. Elas diferem na taxa de resistência observada. A resistência à cefalexina é comum em algumas cepas de Staphylococcus aureus. Já a resistência à azitromicina preocupa por aparecer em patógenos como Streptococcus pneumoniae.
Conclusão: Qual é a diferença entre cefalexina e azitromicina?
A principal diferença entre cefalexina e azitromicina está nas classes de antibióticos, indicações e mecanismos de ação. Enquanto cefalexina é uma cefalosporina, azitromicina é um macrolídeo. Cefalexina age na parede celular, azitromicina na síntese proteica.
Sobre o Autor
0 Comentários