A maçonaria é uma organização fraternal que tem despertado curiosidade ao longo dos séculos. Muitas pessoas se perguntam como fazer parte da maçonaria. Este artigo busca esclarecer os passos necessários para ingressar nesta sociedade exclusiva.

O Que é a Maçonaria?

Antes de se entender como fazer parte da maçonaria, é importante saber o que é a maçonaria. Trata-se de uma ordem que preza pelo desenvolvimento moral e espiritual de seus membros. Seus fundamentos estão baseados em princípios de justiça, caridade e aperfeiçoamento pessoal.

Requisitos Básicos

Alguns requisitos básicos precisam ser atendidos. Deve-se ter, pelo menos, 18 anos de idade. Orientação religiosa não é uma barreira, mas crer em um Ser Supremo é necessário. Além disso, um histórico de conduta moral ilibada é imprescindível.

Pedido de Admissão

O próximo passo é o pedido de admissão. Esse pedido pode ser feito diretamente a uma loja maçônica ou por meio de um conhecido que já seja maçom. O interessado deve expressar sua vontade de ingressar e preencher um formulário de solicitação.

Entrevista e Investigação

Será realizada uma entrevista. Nesta etapa, os objetivos e os motivos do candidato serão avaliados. Além disso, é feita uma investigação sobre a vida do pretendente. Amigos próximos e familiares podem ser contatados.

Avaliação e Votação

Após a entrevista e a investigação, o pedido é submetido à avaliação dos membros da loja. Uma votação será realizada. Caso a maioria seja favorável, o candidato será aceito.

Ingresso na Ordem

Depois da aceitação, será agendado o ritual de iniciação. Esse ritual marca a entrada oficial na ordem. O novo membro é então instruído sobre os princípios e regras da maçonaria.

Conclusão: Como Fazer Parte da Maçonaria?

Para fazer parte da maçonaria, devem ser atendidos os requisitos básicos em termos de idade, crença e conduta moral. Deve-se também passar por um processo de entrevista e investigação. Logo após, uma votação decidirá o seu ingresso. Com a aprovação, o ritual de iniciação completará o processo de adesão.

Please follow and like us:

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *